Voluntariado

Página Inicial  >  Voluntariado  >  Perguntas frequentes
Voluntariado - para voluntários/as
 O que é o Programa "Agora Nós"?
È um Programa de Voluntariado Jovem gerido Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. que visa estimular e apoiar as práticas de voluntariado jovem em áreas tidas como relevantes quer para a sociedade em geral, quer para a população jovem, desenvolver processos formativos com os/as voluntários/as, divulgar o voluntariado jovem realizado em território nacional e criar um registo de entidades promotoras de atividades de voluntariado jovem.
 Que significa ‘ser voluntário’?
O voluntário “é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e o seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.” – Lei n.º 71/98 de 3 de Novembro.
 Quando me posso inscrever no "Agora Nós"?
A divulgação de ações desenvolvidas por diversas entidades, entre as quais o IPDJ,I.P., é realizada no Portal da Juventude. Aquando da divulgação é colocado no Portal um link para um formulário que deverás preencher.
 Para ser voluntário necessito de alguma formação prévia?
Não. O Programa "Agora Nós" prevê, como um direito dos voluntários, formação de base (o que é o voluntariado, direitos e deveres dos voluntários, entre outros temas), formação especifica (onde te é dada toda a informação necessária à execução das tarefas) e formação complementar (se completares mais de 200 horas de voluntariado tens direito a uma formação cujo tema abordado está diretamente ligado à uma área de intervenção - Ambiente, Desporto, Solidariedade Social, entre outras).
 Existe um certificado de participação?
Sim. Todas as entidades promotoras de Voluntariado que organizam ações ao abrigo do "Agora Nós" tem a obrigatoriedade de entregar um certificado de participação que inclui informação relativa ao tipo de tarefas que o voluntário desenvolveu bem como em relação ao número de horas realizado.
 Existem direitos dos voluntários?
Sim. Todos os voluntários têm direito: *Seguro de Acidentes Pessoais; *Seguro de Responsabilidade Civil; *Certificado de participação; *Formação.
 Deveres do Voluntário
São vários os deveres dos voluntários. Todos eles estão diretamente ligados à relação de compromisso que se estabelece entre o voluntário e os outros intervenientes na ação de voluntariado. Assim deves: *Atuar de forma responsável, diligente, isenta e solidária; *Participar nas ações e programas de formação destinados ao correto desempenho da sua atividade de voluntário; *Ter, para com as entidades promotoras e para com o público em geral , uma conduta que se caracterize pela urbanidade,tendente a dignificar a imagem do voluntariado.
Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C