Turismo e Tempos Livres

Página Inicial  >  Turismo e Tempos Livres  >  Ocupar os Tempos Livres  >  OTL - Ocupação de Tempos Livres
   Programa OTL - Promotor  Programa OTL - Promotor
É um programa onde ocupas os teus tempos livres, participas em projetos para a comunidade, desenvolves capacidades e competências pessoais, profissionais, sociais, dinamizas o espírito empreendedor e adquires conhecimentos.

É um programa do IPDJ, I.P. que visa proporcionar aos jovens experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, permitindo desenvolver capacidades e competências e contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável.

O Programa OTL existe em duas modalidades:

  • Curta duração;
  • Longa duração.

Esta modalidade congrega duas vertentes:

  • Intervenção sociocultural e técnico-científica;
  • Formativa

Nos projetos de ambas as vertentes desenvolvem-se atividades lúdico/formativas, com uma duração entre 5 e 10 dias, em períodos de férias escolares.

 

No programa OTL de curta duração podes participar em atividades numa das seguintes áreas:

a) Ambiente e/ou proteção civil;

b) Apoio a idosos e/ou apoio à infância;

c) Cultura e/ou património;

d) Combate à exclusão social;

e) Saúde;

f) Associativismo;

g) Desporto;

h) Direitos Humanos;

i) Direitos dos animais;

j) Cidadania;

l) Outras de reconhecido interesse (Estilos de vida saudáveis)

 

  • Jovens monitores

Se tens entre 18 e 30 anos, formação na área do projeto que apresentas, e uma parceria para a execução do projeto com uma das entidades abaixo referidas;

  • Entidades:

Associações Juvenis inscritas no RNAJ - Registo Nacional do Associativismo Jovem, Clubes Desportivos, Associações de Modalidades e Federações Desportivas, ONG - Organizações Não-Governamentais, IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia ou outras entidades privadas sem fins lucrativos.

Nesta modalidade, podes, em parceria com uma entidade, apresentar, desenvolver e executar o teu próprio projeto, ganhando experiência de trabalho, capacidades profissionais, competências profissionais, pessoais e relacionais, além de fomentares o teu espírito empreendedor e desenvolveres um projeto experimental em área profissional do teu interesse. Estes projetos têm uma duração entre 264 e 396 horas.

No Programa OTL de longa duração  podes participar numa das seguintes áreas:

a) Empreendedorismo;

b) Investigação;

c) Associativismo;

d) Sociocultural;

e) Criativa;

f) Desevolvimento agrícola;

g) Outra de reconhecido interesse.

  • Jovem Dinamizadores

Se tens entre 18 e 30 anos, não estás a receber qualquer prestação de proteção no desemprego, queres criar um projeto, desenvolvê-lo em parceria com uma das entidades referidas, vem participar neste Programa.

  • Entidades

Associações inscritas no RNAJ - Registo Nacional do Associativismo Jovem; Clubes Desportivos, Associações de Modalidade e Federações Desportivas, ONG -Organizações Não-governamentais; IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, Outras entidades privadas com ou sem fins lucrativos.

As candidaturas podem ser feitas em formulário próprio através do Portal da Juventude ou nas Direções Regionais do IPDJ, I.P. da tua área de residência.
  • Curta duração, até de 5 a 28 de abril.
  • Longa duração, de 5 de abril até  30 de setembro, devendo o projeto ser apresentado até 30 dias úteis antes do respetivo início.
Excepcionalmente, aapresentação de candidaturas para a vertente de longa duração termina a 30 de setembro. Esta medida justifica-se pela necessidade de execução orçamental dos projetos estar condicionada ao ano em curso.

Preencher o formulário de candidatura e enviar o mesmo , com os respetivos anexos, para o email das Direções Regionais. Não esquecer o envio de todos os documentos (inclusive da declaração de parceria da entidade promotora parceira). Em caso de dúvida podes contactar as Direções Regionais  do IPDJ,I.P. da tua área de residência.

Não há custo de candidatura para o programa OTL.

Os critérios para a apreciação dos projetos, de curta e longa duração são definidos, anualmente, pelo IPDJ,I.P., tendo por base, os seguintes fatores:

a) Áreas de intervenção prioritárias;

b) Duração diária do projeto;

c) Duração total do projeto;

d) Envolvimento de jovens na conceção e desenvolvimento do projeto;

e) Relevância do projeto para a comunidade local.

O IPDJ.I.P garante aos jovens monitores e aos jovens dinamizadores dos projetos uma bolsa horária no montante a definir anualmente, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de participação, a emitir pela Direção Regional do IPDJ. Em 2016, o IPDJ.I.P., no âmbito dos projetos de curta duração, apoiou 221 iniciativas nas quais participaram 2 922 jovens.



Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C