Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Perguntas Frequentes

Página Inicial  >  Perguntas Frequentes  >  Saúde e SexualidadeJuvenil
Sexualidade Juvenil - Pílula
 A pílula afecta a fertilidade?
Não existe uma relação científica que associe a fertilidade feminina com o uso de contraceptivos hormonais. A partir do momento em que a mulher deixa de tomar a pílula pode engravidar. No entanto, a não ocorrência de uma gravidez nos 12 meses seguintes à paragem da pílula é considerado natural. Após este período de tempo, o casal deve ser avaliado para despistagem de algum problema de fertilidade.
 A pílula é segura?
A pílula contraceptiva, quando utilizada correctamente, constitui um dos métodos contraceptivos mais eficazes para prevenir uma gravidez não desejada. As pílulas actuam controlando o ciclo menstrual, impedindo a ovulação, ou seja, a libertação pelo ovário de um óvulo maduro. Assim, impede-se a fecundação e, portanto, a gravidez. Há, no entanto, algumas situações em que se aconselha o uso de outros métodos contraceptivos, como no caso de ter tido uma trombose, de ter angina de peito ou hipertensão arterial grave, problemas de coagulação do sangue, doenças do fígado em actividade ou de alguns tipos de cancro. Para as mulheres que fumam, a pílula está contra-indicada a partir dos 35 anos. A pílula não protege das Infecções Sexualmente Transmissíveis pelo que é necessário utilizar em simultâneo o preservativo (masculino ou feminino).
 A pílula faz engordar?
A pílula contraceptiva, por si só, não faz engordar. O que acontece, algumas vezes, é um aumento do apetite devido ao efeito dos progestagénios e um aumento de retenção de líquidos devido aos estrogénios. Mas isto não é regra, pois existem casos em que a mulher até emagrece! Importa manter uma alimentação correcta e equilibrada, se possível acompanhada da prática de exercício físico.
 Como posso adquirir a pílula?
Sendo a pílula um medicamento deve ser prescrita e acompanhada medicamente. Podes recorrer às consultas de planeamento familiar e/ou consultas para jovens nos Centros de Saúde ou nos Gabinetes de Atendimento a Jovens do Instituto Português da Juventude.
 Como se toma a pílula?
Existem diferentes tipos de pílula mas, na maioria dos casos, os comprimidos tomam-se diariamente, durante 21 dias consecutivos, seguidos de um período de 7 dias de pausa. Neste espaço de tempo ocorrerá a hemorragia de privação que é como se fosse uma “menstruação”. Findo o período de pausa, recomeça-se uma nova embalagem no 8º dia, mesmo que ainda haja alguma hemorragia. A eficácia contraceptiva mantém-se todos os dias do mês, mesmo durante o período de pausa dos 7 dias. A pílula deve ser tomada sempre à mesma hora e sem mastigar. Assim, para criar uma rotina na sua toma, podes escolher algo que faças diariamente mais ou menos à mesma hora. Por exemplo: lavar os dentes; preparar o despertador; ao almoço ou jantar; podes ainda colocar um lembrete no telemóvel, entre outras estratégias.
 Durante quanto tempo posso tomar a pílula?
Essa decisão é tua e/ou do/a teu/tua médico/a. Se não existem contra-indicações, podes usá-la durante muito tempo, por exemplo até decidires engravidar.
 O que fazer no caso de me esquecer de tomar a pílula?
Se o atraso for inferior a 12 horas, toma o comprimido assim que te deres conta do esquecimento e continua a tomar a pílula normalmente, tomando o comprimido seguinte à hora habitual. Se o atraso for superior a 12 horas, esse esquecimento pode comprometer a eficácia da pílula: - Se o esquecimento acontecer na primeira semana (do 1º ao 7º comprimido), a eficácia da pílula fica comprometida. Deves ter em atenção se existiram relações sexuais, nos três dias anteriores, pois pode ser necessário recorrer à Contracepção oral de Emergência. Continuar a tomar os restantes comprimidos da mesma forma à hora habitual e utiliza preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos); - Se o esquecimento for na segunda semana (do 8º ao 14º comprimido) deves tomar o comprimido esquecido, prosseguir a toma da embalagem, mas não é necessário fazer qualquer protecção adicional; - Se o esquecimento da embalagem acontecer na última semana (do 15º ao 21º comprimido) deves ter em atenção se existiram relações sexuais e neste caso tens duas opções para continuar protegida: 1. considerar como sendo o 1º dia de pausa, o dia em que aconteceu o esquecimento da pílula (pára de tomar as drageias que restam) e recomeça uma nova embalagem após os 7 dias de pausa; 2. OU podes optar por não fazer pausa esse mês e iniciar uma nova embalagem assim que terminar a actual (“colagem de embalagens”). Em ambas as opções não é necessário utilizar protecção adicional, desde que a toma da pílula seja correcta. Quando ocorrem esquecimentos noutras marcas de, como, por exemplo, nas pílulas progestativas ou vulgarmente chamadas “pílulas de amamentação”, pílulas de toma continuada ou nas pílulas trifásicas, deves sempre consultar as respectivas bulas ou folhetos informativos. Se ficarem dúvidas, deves consultar um/a profissional de saúde ou telefonar para a Sexualidade em Linha (808 222 003).
 Se tomar a pílula, a minha acne diminui?
Após uma avaliação médica, ser-te-á prescrito uma pílula que se adequa à tua situação, com uma dosagem hormonal específica que previne o aparecimento e/ou tratamento da acne
 Se tomar outros medicamentos, a pílula pode ser ineficaz?
Existem alguns medicamentos que interferem com a eficácia contraceptiva da pílula e vice-versa. Assim, sempre que te for prescrito uma medicação deves referir ao/à médico que estás a tomar a pílula contraceptiva ou telefonares para a Sexualidade em Linha (808 222 003), onde poderás obter este tipo de informação.
 O que é a Pílula?
É um método contraceptivo muito eficaz quando correctamente utilizado. Cada comprimido contém hormonas sintéticas semelhantes às que são produzidas pelos ovários das mulheres: o estrogénio e a progesterona. Estas hormonas colocam os ovários em repouso e, por isso, inibem as ovulações. Assim, uma mulher que tome a pílula contraceptiva não tem período fértil e, por isso, não poderá engravidar.
Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude800 203 050
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C