Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Perguntas Frequentes

Página Inicial  >  Perguntas Frequentes  >  Programa Férias em Movimento
Programa Férias em Movimento - Para jovens
 O que é o Programa Férias em Movimento?
O Instituto Português da Juventude promove anualmente o Programa Férias em Movimento, que tem como objectivo ocupar os tempos livres dos jovens durante as férias escolares, nomeadamente nos períodos da Páscoa e do Verão. Durante a realização dos campos os jovens podem participar em actividades como: B.T.T., escalada, montanhismo, futebol, informática, fotografia, atelier, etc. O Programa Férias em Movimento existe desde 2000, sendo que em 2005 foram realizados 534 campos e participaram 11.715 jovens.
 Que características têm os campos de férias?
Os campos realizados ao abrigo do Programa Férias em Movimento podem ser não residenciais e residenciais. Os campos não residenciais têm a duração mínima de 5 dias e máxima de 15 dias, e os campos residenciais têm a duração mínima de 6 noites e máxima de 14 noites. No decorrer dos campos podem ser desenvolvidas actividades nas áreas de desporto, ambiente, cultura, património histórico e cultural, multimédia, entre outras.
 Quais são os destinatários dos campos de férias?
Os escalões etários para cada tipo de campos são definidos em cada período por despacho da Comissão Executiva do Instituto Português da Juventude. Em 2005 os campos não residenciais da Páscoa dirigiram-se a jovens dos 8 aos 16 anos. No Verão, os campos não residenciais dirigiram-se a jovens dos 8 aos 15 anos e os campos residenciais a jovens dos 15 aos 18 anos. Os jovens com idade inferior a 8 anos (exclusive) não foram abrangidos pelo Programa.
 Quem se pode inscrever nos campos de férias do Programa Férias em Movimento?
Todos os jovens interessados desde que se enquadrem nos escalões etários elegíveis. A participação de jovens menores nas actividades do Programa Férias em Movimento só tem lugar se devidamente autorizada pelo respectivo representante legal.
 Quando e como é realizada a inscrição?
Os jovens devem consultar regularmente o portal da juventude, principalmente nos períodos de tempo que antecedem as férias escolares da Páscoa e do Verão (Março e Junho/Julho/Agosto), para ver quais os campos que se vão realizar e proceder à respectiva inscrição. A inscrição deve ser apresentada em formulário a obter via internet ou junto da Delegação Regional do IPJ. O formulário de inscrição deve ser posteriormente remetido à Delegação Regional do IPJ.
 Como se realiza a selecção dos jovens inscritos para os campos de férias?
Os jovens são seleccionados desde que: • Tenham idade adequada para participar nos campos de férias onde se inscreveram; • Tenham autorização dos seus representantes legais (no caso de menores); • Tenham pago a taxa de inscrição; • Haja disponibilidade de vagas no campo.
 Como sei se fui seleccionado?
Uma semana antes do início do campo de férias o IPJ comunica, por ofício, aos jovens ou seus representantes legais, a rejeição ou a aprovação da inscrição.
 Tenho de pagar alguma taxa de inscrição?
Sim. O valor da taxa de inscrição varia de campo para campo. O pagamento da taxa de inscrição pode ser efectuado via multibanco, cheque ou numerário. A inscrição dos participantes fica condicionada ao pagamento efectivo da taxa de inscrição.
 Em caso de desistência a taxa de inscrição é reembolsada?
O participante ou seu representante legal podem desistir da inscrição no Programa Férias em Movimento comunicando essa intenção à Delegação Regional do IPJ do distrito onde se vai realizar o campo. Para as comunicações chegadas antes do fim do prazo de inscrições, é devolvida uma percentagem de 75% do total da inscrição. Para as comunicações de desistência após o final do prazo das inscrições ou perante a não comparência na actividade, não há lugar a qualquer reembolso.
 Onde é que os jovens se devem dirigir para esclarecer dúvidas?
Para eventuais esclarecimentos os jovens deverão dirigir-se às Delegações Regionais do IPJ.
Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C