Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Eventos

Página Inicial  >  Eventos  >  Emprego e Empreendedorismo
  Programa Empreende Já - Rede de Perceção e Gestão de Negócios  Programa Empreende Já - Rede de Perceção e Gestão de Negócios
Abertura de candidaturas a 20 de dezembro. Informa-te e concorre!
Emprego e Empreendedorismo Data: 15-12-2016 a 31-12-2018 Agenda: Nacional Local: Todo o país Promotor: IPDJ Contactos: Linha da Juventude 707 20 30 30
Descrição

 

Acede aqui diretamente ao filme do Programa.

EMPREENDE JÁ aposta em ti!  

 Não estás em situação de emprego, formação, ou educação? Então este programa é para ti!
 O Programa apoia a empregabilidade de jovens NEET.

O Programa “Empreende Já”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, IP), foi apresentado na passado dia 20 de dezembro.

Objetivos:

- apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social,
- bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.

O programa terá duas edições entre 2016 e 2018.
Cada edição é implementada por duas ações distintas:

  • a ação 1 traduz-se no apoio ao desenvolvimento de projetos, centrada na aquisição de competências por parte dos jovens (250h de formação e 30h de tutoria);
  • a ação 2 apoia a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores da ação 1.


O IPDJ pretende envolver, na ação 1 deste programa, 630 jovens NEET (Neither in Emplyment nor in Education or Training), dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.


Os jovens empreendedores terão, durante 6 meses:

  •  Uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do IAS (Indexante de Apoio Social)
  • Os que passarem para a segunda ação receberão 10.000,00 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada. Este segundo apoio financeiro, implica o compromisso de manter a entidade em atividade durante 2 anos.

O Empreende já é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 – Iniciativa Emprego Jovem.
A apresentação deste Programa conta com uma intervenção do Prof. Doutor Rogério Roque Amaro e a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e do secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Sabe mais e candidata-te, em https://eja.juventude.gov.pt

 

 

O PROGRAMA EMPREENDE JÁ | Legislação enquadradora

O Regulamento n.º 1022/2016 , consubstancia-se no AVISO N.º POISE -20-2015-28 ‘Empreende Já — Rede de Perceção e Gestão de Negócios’, e define as regras e os procedimentos do Programa.

DESTINATÁRIOS: Jovens que, à data de candidatura, reúnam as condições previstas no artigo 3.º da Portaria n.º 308/2015 de 25 de setembro. 


Sabe mais sobre o Programa EMPREENDE JÁ

 




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C