Emprego e Empreendedorismo

Página Inicial  >  Emprego e Empreendedorismo  >  Vale Empreender
  Vale Empreender Vale Empreender
Projecto IPJ, I.P.: Empreendedorismo Jovem no Vale da Amoreira (Moita, Setúbal)
Descrição

“Vale Empreender” é um programa integrado de empreendedorismo promovido pelo Instituto Português da Juventude, I.P., parceiro da Iniciativa Bairros Críticos (IBC), que decorre desde Agosto de 2010 na freguesia do Vale da Amoreira, Concelho da Moita (Setúbal).

Com o objectivo de sensibilizar os jovens para o empreendedorismo e de fomentar uma cultura empreendedora, o IPJ, I.P. uniu forças com a GesEvolution (empresa especializada em consultadoria, formação e ensino de empreendedorismo) para dotar os jovens participantes do Vale da Amoreira de competências sociais e pessoais como a comunicação, a liderança, o trabalho em equipa, o dinamismo ou a pro-actividade.

Fases do Projecto:

Fase 0 - Formação de formadores e facilitadores em empreendedorismo

Fase 1 - Campo de Verão de Empreendedorismo BizCamp

Fase 2 - Concepção de micro-negócios e de uma associação juvenil

Fase 3 - Vale Empreender... na escola

Fase 4 - Prémio e divulgação da iniciativa

 

Passo a passo... 

Entre 25 de Agosto e 10 de Setembro de 2010, 15 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 36 anos, participaram no BizCamp, um programa de formação em empreendedorismo, que decorreu no Centro Comunitário do Vale da Amoreira. 

O programa, com um total de 30 horas, abordou temáticas como:

  • as características dos empreendedores,
  • a criatividade,
  • a importância do empreendedorismo no mundo actual,
  • a comunicação,
  • a liderança.

Os jovens participaram em actividades tão diversas como a montagem de uma banca de venda no Mercado municipal e uma conversa informal com empreendedores já estabelecidos no mercado de trabalho e no campo associativo.

   

 

 

 

 

A segunda edição do BizCamp realizou-se em Dezembro de 2010, no mercado do Vale da Amoreira. Os empreendedores criaram mini-negócios variados e originais, como venda de artigos de ocasião, de bolos e salgados étnicos ou aulas de dança.

 

 

 

 

 

A fase seguinte do “Vale Empreender” passou pela concepção de micro-negócios e de uma associação juvenil, pelos jovens que frequentaram este programa de formação e que estavam na fase de maturação da ideia de negócio.

No decorrer do projecto, realizaram-se ainda duas formações em empreendedorismo: uma para técnicos de apoio social e outra para professores do ensino básico e secundário deste concelho.

Em Março arrancaram as aulas de Empreendedorismo na Escola EB 2,3 do Vale da Amoreira e na Escola Secundária da Baixa da Banheira, abrangendo cerca de 10 turmas, do 7.º ao 10.º ano.

Foram ainda organizados workshops dirigidos aos jovens envolvidos na constituição de associações.

Apesar de não estar contemplado no projecto inicial do Vale Empreender, os jovens decidiram entretanto reactivar a Associação de Estudantes que existia na Escola Secundaria da Baixa da Banheira, no Vale da Amoreira. Uma decisão que reflecte o empenhamento dos jovens e a sua dinamica empreendedora.

Co-financiamento:

Total Financiamento: 23,000.00 EUR
Elegível Aprovado: 23,000.00 EUR
Fundo Aprovado: 11,500.00 EUR 
Elegível Executado: 18,345.00 EUR
Fundo Executado: 9,172.50 EUR

 




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C