Educação e Formação

Página Inicial  >  Educação e Formação  >  Agir na Europa - Mobilidade  >  Programa Juventude em Acção
  Programa ERASMUS + Juventude em Acção Programa ERASMUS + Juventude em Acção

O Erasmus+ Juventude em Ação é um programa para todos que aspira mudar a vida das pessoas e potenciar os projetos dos jovens, criando experiências e oportunidades, promovendo a mobilidade, impulsionando os resultados da aprendizagem, ligando pessoas através de laços culturais apoiados por um conjunto comum de valores, com base numa união de políticas de forma a promover o desenvolvimento social e o crescimento económico na Europa. 

MISSÃO

 
 
 
O Erasmus+ Juventude em Ação é um programa gratuito, de acesso livre e universal a qualquer jovem dos 13 aos 30 anos, simples e fácil, desburocratizado através de ferramentas inovadoras, transparente nos procedimentos, justo na avaliação, rigoroso na implementação e próximo das pessoas através de visitas pedagógicas e auditorias.

 

O programa promove a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal e o diálogo intercultural, e encoraja a participação de todos os jovens, independentemente da sua origem educacional, social ou cultural.

 Erasmus+ Juventude em Ação faz uso uma comunicação abrangente para os diferentes públicos e de uma comunicação direcionada para as áreas da juventude/desporto, pretendendo com isso chegar a todos os distritos/regiões de Portugal. É um Programa inclusivo e interclassista, envolvendo pessoas com menos oportunidades e valorizando as aprendizagens obtidas através da educação não formal certificada como mais-valia na vida dos jovens.

 

 

| Ação 1 - Mobilidade para a Aprendizagem |

Esta ação é a Pele do Programa Erasmus+. É a ação da sensação, do sentimento, da vivência, do toque e da sensibilidade. Esta ação permitirá apoiar 3 tipos de projetos:

intercâmbios, serviço voluntário europeu e formação e ligação em rede.

 

Intercâmbios:

- Um Intercâmbio de Jovens é um projecto, com duração de 5 a 21 dias, que junta grupos de jovens de dois ou mais países, dos 13 aos 30 anos, compreendendo de 16 a 60 partipantes, proporcionando-lhes a oportunidade de confrontarem vários temas, onde aprendem sobre o país e a cultura de cada um, e onde reforçam as suas aptidões pessoais e/ou profissionais. Um Intercâmbio de Jovens baseia-se numa parceria transnacional entre dois ou mais promotores de países diferentes. Os Intercâmbios de jovens permitem a partilha de experiências e vivências tendo em vista a aprendizagem não formal, a aquisição de competências transversais para valorização pessoal e inserção posterior no mercado de trabalho.

 

Serviço Voluntário Europeu:

- O Serviço Voluntário Europeu permite, sem custos, aos jovens- dos 17 aos 30 anos, num período que pode ir até doze meses, desenvolverem uma ação de voluntariado num país diferente do seu país de residência, no contexto dos países do Programa. Pretende-se com o Serviço Voluntário Europeu a criação de uma visão de serviço cívico, de apoio comunitário, de defesa dos mais desfavorecidos, de partilha constante, de dádiva sem nada esperar em recompensa. Para as associações que recebem os voluntários, são-lhes garantidos os meios financeiros para as viagens, o alojamento, a alimentação, as despesas correntes, a formação e os cursos linguísticos. É uma parceria win-win para todos os intervenientes. 

 

Mobilidade de profissionais de juventude para Formação e ligação em Rede:

- A Mobilidade de profissionais de juventude para Formação e Rede apoia a sua educação através de seminários, cursos, parcerias ou visitas de estudo assim como o fortalecimento das suas organizações tendo como fito o fomento da capacidade de realização e inovação entre os promotores, bem como a troca de experiências, boas práticas e modelos de qualificações ou certificações. Estes projetos podem envolver até 50 participantes, com uma duração das atividades de 2 dias a 2 meses. 

 

| Ação 2, Parcerias Estratégicas: |

 

A Ação 2, Parcerias Estratégicas, é o pulmão da inovação do Erasmus+.

 Esta ação permitirá a construção de projetos de integração de redes de entidades ao nível local, regional, nacional e europeu no apoio aos seus jovens. Tradicionalmente, estes serão projetos de consórcio, de rede, de ligação, de formação, de partilha, envolvendo parceiros nacionais e internacionais, na prossecução de objetivos concretos nas áreas da criação de competências transversais, do emprego jovem, do empreendedorismo social, da inovação, da formação, da interligação em rede, do ambiente, da cultura, da arte, dos comportamentos saudáveis, do diálogo inter-geracional, da inclusão ou da ação social, entre tantos outros. Esta ação é o pulmão da criatividade e da flexibilidade ajustada às necessidades de cada Estado-Membro.

 

São 4 exemplos concretos de parcerias estratégicas os seguintes:

(1) Benchmarking - a cooperação com instituições internacionais para partilha de boas práticas;

(2) Políticas Regionais Transfronteiriças - a cooperação entre autoridades regionais nos domínios da educação, formação e juventude;

(3) Empreendedorismo - as iniciativas transnacionais que promovam mentalidades e aptidões de empreendedorismo;

(4) Inovação - as atividades que promovam o desenvolvimento de práticas de inovação;

 

Entre outros.

| Ação 3, Suporte às Reformas de Políticas |

 

A última Ação, a Ação 3, Suporte às Reformas de Políticas é a Voz do Programa Erasmus+. É o estandarte da audição atenta, do diálogo, da inclusão pela opinião.

 

Esta ação continuará a fomentar a qualidade do diálogo estruturado concretizado em ações concretas, objetivos definidos e realizações mensuráveis. O seu grande objetivo é aproximar os jovens dos decisores públicos, criando cidadãos interessados, jovens com consciência cívica e pessoas empenhadas na resolução do seu presente e na perspetiva do seu futuro. 

 

 

TCA (Training and Cooperation Activities) – Actividades de Cooperação Internacional

 

Enquadramento:

Os TCAs representam um importante instrumento para que  as Agências Nacionais e o Progama Erasmus + possam atingir os seus objectivos e prioridades.

OS TCAs pretendem enriquecer, aumentar a qualidade  e contribuir para o aumento do impacto do programa Erasmus + a um nível sistémico.

 

Objectivos:

Promover sinergias;

Desenvolver as competências dos trainers e  youth workers;

Apoiar a implementação quantitativa e qualitativa, de forma especifica e efectiva,  do Programa Erasmus+;

Apoiar o desenvolvimento do trabalho no campo da juventude de acordo com os objectivos do Programa Erasmus+;

Apoiar a cooperação entre organizações activas junto dos jovens;

Promover a cooperação trans-sectorial.

 

|Atividades Elegíveis |

Workshops internacionais e seminários para os beneficiários do Programa Erasmus+;

Actividades temáticas, internacionais, relacionadas com os objectivos do programa Erasmus+ dando prioridade aos público alvo destinatários do mesmo;

Análise dos resultados do programa Erasmus+ em contexto internacional.

 

Actividades não elegíveis:

Actividades nacionais sem ligação a uma actividade de cooperação internacinal;

Processos de avaliação e formações SVE à chegada e intermédias;

Custos de acreditação de SVE.

 

Local das actividades:

Actividades de cooperação internacional devem ser realizadas no país de uma das partes envolvidas na mesma.

 

Participantes:

Youth Trainers; voluntários; jovens; formadores; Youth Workers; profissionais de organizações que desenvolvem o seu trabalho na área da juventude e parceiros relevantes no âmbito da juventude.

 

 

| MARCAS DISTINTIVAS DO PROGRAMA ERASMUS+ JUVENTUDE EM AÇÃO |

 

I. QUALIDADE

A | Formação para criação de Competências!

B | Uma Bolsa de Formadores para Democratizar o Acesso!

C | O Erasmus+ para quem mais precisa!

 

II. INOVAÇÃO

A | O Programa Erasmus+ será mais simples e acessível!

B | Um Programa de Serviço, igualdade e inclusão!

C | Erasmus+ de Criatividade com Valor

D | Erasmus+ Crowdfunding

E | Partilha com integração de novos candidatos em projetos de rede

 

III. DIFERENCIAÇÃO

A | Criar Oportunidades para Muitos Mais!

B | Novos Candidatos são muito Bem-Vindos!

C | O apoio ao Interior é uma prioridade!

D | Rigor e Exigência na Implementação 

Marcas distintivas Erasmus+ JA

 

Agência Nacional do Programa ERASMUS + | Juventude em Acção.
 
 
BRAGA
Rua de Santa Margarida, nº 6
4710-306 Braga - Portugal
Telefone: [+351] 253 204 260 
Fax: [+351] 253 204 269
E-mail: geral@juventude.pt
 
LISBOA
Rua de Moscavide 71,
1998-011 Lisboa.
(Edifício IPDJ junto ao Parque das Nações)
Telefone: [+351] 213 010 477
E-mail: geral@juventude.pt

 

Juventude em Acção [ .html | .pt ]
http://www.juventude.pt


Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C