Pousadas de Juventude Pousadas de Juventude
Pousadas de Juventude. O que são, a sua filosofia e utilização.

As Pousadas de Juventude constituem uma rede de alojamento com boa relação qualidade/preço, vocacionada para os jovens, com localizações privilegiadas em todo o território nacional, proporcionando uma oferta diversificada que vai desde a agitação e multidisciplinariedade da vida urbana, até à tranquilidade do mar, do campo ou da montanha.

As Pousadas de Juventude assumem-se, pois, como um instrumento estratégico que possibilita e incentiva o intercâmbio e a mobilidade juvenil, que permite conhecer outras realidades, regiões, pessoas e culturas, facilitando o acesso dos jovens a actividades de carácter cultural, desportivo, de lazer ou de contacto com a Natureza.

Estando integradas na Rede Nacional de Turismo Juvenil, de que também fazem parte os Centros de Juventude da Madeira, as novas Pousadas de Juventude surgem mais modernas e com maior número de serviços associados, deixando as grandes “camaratas” de lado e apostando em mais quartos duplos, fruto da modernidade e exigência dos jovens de hoje.

As Pousadas de Juventude pretendem ser locais de encontro entre pessoas de diversas regiões e nacionalidades, sendo por excelência um espaço de convívio e de intercâmbio cultural e social, pelo que podem ser utilizadas sem qualquer limitação de idade, raça, nacionalidade, credo ou ideologia.

Apesar de não existir limite de idade quanto à sua utilização, fruto da filosofia que esteve na base da sua criação, as Pousadas de Juventude estão mais vocacionadas para o público jovem.

No âmbito de uma filosofia de convívio e interacção cultural, as Pousadas de Juventude estão dotadas de diversos espaços sociais – salas de convívio, salas de reunião, bar, refeitório e cozinha de alberguista – devidamente equipados, por forma a garantir, não só a funcionalidade necessária, mas também, um ambiente confortável e favorável às mais variadas actividades individuais, familiares ou de grupo.

Para se usufruir das Pousadas de Juventude é apenas necessário ser-se portador do Cartão de Alberguista, em qualquer das suas modalidades (Individual ou Grupo). Em Portugal, este cartão pode ser adquirido em qualquer uma das Pousadas de Juventude, e nas Lojas Ponto Já das Delegações Regionais do Instituto Português da Juventude, permitindo também o acesso às cerca de 5.000 Pousadas de Juventude pertencentes à Rede Internacional de Pousadas de Juventude, distribuídas por todo o mundo.

Os portadores do Cartão Jovem EURO<26 português têm vantagens no acesso às Pousadas de Juventude em Portugal continental.

Pousadas de Juventude [ .htm | .pt ]
http://microsites.juventude.gov.pt/Portal/pt/default.htm


Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C