Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Perguntas Frequentes

Página Inicial  >  Perguntas Frequentes  >  Saúde e SexualidadeJuvenil
Sexualidade Juvenil - Puberdade
 O meu corpo está a mudar, é mesmo assim?
A Puberdade significa um conjunto de alterações físicas e psicológicas que acontecem na vida dos rapazes e raparigas, e que marcam o início de uma etapa muito importante: a adolescência. É comum nesta fase experimentares sentimentos contraditórios, ora te sentes criança, ora adolescente, nalgumas situações podes sentir-te bem no teu corpo, noutras desconfortável num corpo que está a mudar e que por vezes não reconheces. As emoções são vividas com muita intensidade, e também por vezes com desejos contraditórios. O teu universo está a ampliar-se. Fazer perguntas e discutir ideias é o início da busca da tua verdade. Trata-se habitualmente de uma etapa em que te podes sentir mais vulnerável.
 O que muda no corpo das raparigas?
Nas raparigas, observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam e tornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pelos púbicos, pelos debaixo dos braços e nas pernas, a pele fica mais oleosa e as glândulas sudoríparas tornam-se ativas. Os ciclos menstruais marcam um importante marco na vida das raparigas. Quanto melhor conheceres e valorizares o teu corpo, melhor te sentirás nele.
 O que muda no corpo dos rapazes?
Os rapazes são habitualmente mais altos, mais fortes fisicamente e com mais massa muscular. Os ombros e o peito alargam e os músculos começam a desenvolver-se. O pénis e os testículos crescem e surgem os pelos púbicos. Os testículos começam a produzir esperma. À medida que o tempo passa, as cordas vocais aumentam, o que torna a tua voz mais grossa, podendo produzir por vezes sons agudos. Surgem pelos debaixo dos braços, nas pernas e no rosto. Podem ainda surgir alguns pelos no peito. Os pelos dos braços ficam mais grossos e os pelos púbicos tornam-se mais espessos. As glândulas sudoríparas (que produzem suor) começam a funcionar.
 O que são os sonhos molhados?
O termo científico para sonho húmido/molhado é polução noturna. Estes sonhos são involuntários, ou seja, o rapaz não consegue controlá-los. Como todos os sonhos são de frequência muito variável de pessoa para pessoa, podendo ser acompanhados de excitação sexual, e por vezes, de orgasmo.Nem todas as poluções noturnas estão relacionadas com os sonhos eróticos. Algumas ocorrem porque as glândulas sexuais começam a produzir esperma e há uma pressão fisiológica que provoca a ejaculação o que frequentemente acontece durante o sono.
 Todos os rapazes têm sonhos molhados?
Na puberdade, a sexualidade manifesta-se de uma forma mais intensa e clara, é o tempo do surgimento dos caracteres sexuais secundários e da capacidade reprodutiva. Começa-se a estabelecer a ligação entre a sexualidade e a afetividade. Em alguns rapazes, a primeira ejaculação pode acontecer durante o sono, mas existem rapazes que nunca tiveram um sonho molhado, o que também é perfeitamente natural. Alguns rapazes não estão informados sobre o facto de poderem ter ejaculações noturnas, e pensam que urinaram na cama ou que têm algum problema e ficam tão embaraçados que não falam a ninguém do que lhes aconteceu. E por isso levam algum tempo a descobrir que as ejaculações noturnas são naturais.
Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C