Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Perguntas Frequentes

Página Inicial  >  Perguntas Frequentes  >  RVCC - Reconhecimento, validação e certificação de competências
RVCC - Reconhecimento, validação e certificação de competências
 O que é e a quem se dirige o RVCC?
O RVCC, no Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, reconhece e valida saberes e competências adquiridas ao longo da vida, atribuindo ao adulto uma certificação de nível básico ou secundário. É dirigido aos adultos que não completaram o percurso escolar obrigatório, permitindo-lhes validar e certificar os seus conhecimentos escolares profissionais e outros, que adquiriram ao longo da vida e em diferentes contextos (pessoais, sociais e profissionais).
 Onde posso reconhecer, validar e certificar as minhas competências?
No Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências da FDTI.
 O que é um CRVCC?
Um CRVCC - Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências é uma entidade acreditada, onde existe uma equipa de profissionais que acompanha os adultos no processo de reconhecimento, validação e certificação dos conhecimentos que foram adquirindo em diversas situações, ao longo do seu percurso de vida pessoal, social e profissional.
 Que certificação posso obter?
A validação dos conhecimentos e competências permite obter uma certificação equivalente aos 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade.
 Quando posso iniciar o processo de RVCC?
Pode iniciar em qualquer altura, assim que o desejar, dirigindo-se ao CRVCC e preencher um formulário de inscrição.
 Como inicio o processo de RVCC?
O processo é iniciado com o acolhimento e aconselhamento por parte da equipa de profissionais do CRVCC.É efectuada uma entrevista abordando temas tais como experiências de vida e quotidianas relevantes para o desenvolvimento do processo. Caso não reúna as condições necessárias à prossecução do mesmo, será encaminhado para um conjunto de ofertas educativas e formativas de acordo com as suas necessidades, para retomar, mais tarde o processo de RVCC.
 Como efectuo o reconhecimento das minhas competências?
A equipa de profissionais acompanha o adulto desde que é iniciado o processo de reconhecimento de competências até que o mesmo esteja totalmente terminado.
 Como é efectuada a validação das minhas competências ao nível dos 4º, 6º e 9º anos de escolaridade?
A validação faz-se em função do Referencial de Competências Chave que identifica quatro áreas: Cidadania e Empregabilidade; Linguagem e Comunicação; Matemática para a Vida e Tecnologias da Informação e Comunicação.
 Como é efectuada a validação das minhas competências ao nível do 12º ano de escolaridade?
A validação faz-se em função do Referencial de Competências Chave que identifica três áreas: Cidadania e Profissionalidade; Sociedade, Tecnologia e Ciência; Cultura, Língua e Comunicação.
 O que é a Formação Complementar?
De acordo com as necessidades do adulto, pode haver recurso a uma formação complementar numa determinada competência chave a trabalhar em conjunto com o Formador.
 Como efectuo o pedido de validação das minha competências?
Quando considerar que está em condições de se apresentar a um júri, composto pelo profissional e formadores que o acompanharam e um avaliador externo. Na sessão de júri deverá apresentar o seu dossier pessoal (que foi construído ao longo do processo de RVCC) e o respectivo pedido de validação, devidamente assinado.
 Como obtenho a minha Certificação?
Após a sessão de júri, e se forem validadas todas as áreas de competências chave, segue-se a última etapa do processo de RVCC, centrada exclusivamente nos processos de certificação de competências que constituiem a confirmação oficial e formal das competências adquiridas ao longo da vida, reconhecidas e validadas. Será atribuído, consoante os casos, um Certificado e/ou um Diploma (de ensino básico ou de ensino secundário).
 Posso desistir do processo RVCC?
Em qualquer etapa do processo e por iniciativa do adulto pode desistir mediante um comprovativo de desistência a solicitar ao Centro.
 Posso efectuar transferência para outro CRVCC?
Por iniciativa do adulto, pode solicitar transferência para outro Centro,mediante comprovativo de transferência a solicitar ao Centro de origem, só se concretizando a mesma quando se dirigir ao centro de destino e solicitar a sua integração. Nesse centro, retoma o processo na etapa em que o deixou, depois de uma anaálise do seu dossier pessoal (caso já exista).
Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C