Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Perguntas Frequentes

Página Inicial  >  Perguntas Frequentes  >  Programa OTL - Ocupação de Tempos Livres
OTL - Para entidades promotoras de projectos
 O que é o Programa OTL?
O programa OTL, foi criado a pensar nos tempos livres de Verão dos jovens, orientando-os para o desempenho de actividades ocupacionais que proporcionem a conquista de hábitos de voluntariado, que permitam o contacto experimental com algumas actividades profissionais e que potenciem a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens. Pretende ainda fomentar o desenvolvimento de projectos úteis à comunidade. O Programa OTL vem assumindo esta missão desde os anos 80 do século XX, tendo nele participado 20.000 jovens em Portugal Continental, no ano de 2005.
 Que tipo de projectos podem ser apresentados ao Programa OTL?
As entidades promotoras podem desenvolver projectos na área do ambiente e/ou protecção civil, apoio a idosos e/ou crianças, cultura e/ou património, combate à exclusão social e saúde e outras (nesta área foi contemplado, em 2005, o apoio a projectos na área da ciência, tecnologia e desporto).
 Quem pode apresentar projectos ao Programa OTL?
Podem candidatar projectos ao Programa OTL as seguintes entidades: a) Associações inscritas no Registo Nacional das Associações Juvenis (RNAJ); b) Clubes desportivos, associações de modalidade e federações desportivas; c) Organizações nacionais não governamentais; d) Instituições particulares de solidariedade social, misericórdias e mutualidades; e) Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia; f) Outras entidades privadas sem fins lucrativos.
 Como é que as entidades fazem a candidatura?
O formulário de candidatura das entidades está disponível no portal da juventude durante todo o ano. A data limite de aceitação das candidaturas, nos Serviços Centrais ou nas Delegações Regionais do IPJ, é o dia de 15 de Maio, para a edição do mesmo ano.
 Quais são os critérios para a selecção das entidades promotoras ao Programa OTL?
A selecção é efectuada pelo IPJ de acordo com os seguintes critérios: a) Relevância do projecto face aos objectivos do Programa; b) Contribuição para o processo de educação não formal do jovem; c) Envolvimento de jovens na concepção e desenvolvimento do projecto; d) Estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento do projecto. E, ainda, projectos englobados nas áreas prioritárias de ocupação objecto de majoração, anualmente definidas pela Comissão Executiva do IPJ.
 Como é que a entidade sabe se o seu projecto foi seleccionado?
No final do processo de selecção, dia 15 de Junho, o IPJ comunica o resultado das respectivas candidaturas aos promotores.
 Quem emite o Certificado de participação para as entidades promotoras?
O certificado de participação é atribuído à entidade promotora pela realização do projecto e aos jovens pela sua participação. Consta do certificado, para as entidades promotoras: a área de ocupação, as actividades desenvolvidas, o número de jovens e o período de realização. O certificado de participação é emitido pela Delegação Regional do IPJ da área de residência: /IPJ/OndeEstamos/ServicosRegionais/
Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C