Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Livro Branco da Juventude

Plano Nacional de Ética no Desporto

Secretário de Estado do Desporto e Juventude

Perguntas Frequentes

Página Inicial  >  Perguntas Frequentes  >  IPJ – Instituto Português da Juventude
IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude
 O que é o Instituto Português do Desporto e Juventude?
O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPJ) é um organismo da Administração Pública com autonomia administrativa tutelado pelo Secretário de Estado do Desporto do Desporto e Juventude(SEDJ). Foi criado através da seguinte legislação: - Decreto-Lei nº 98/2011, de 21 de Setembro, que define a missão e as atribuições do IPDJ, I.P - Portaria nº 11/2012, que aprova os Estatutos do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ)
 Qual a missão do Instituto Português do Desporto e Juventude?
A criação desse organismo — a designado por Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ, I. P.), — materializa -se numa fusão entre as entidades das áreas do desporto e da juventude integradas na administração indirecta do Estado, na dissolução da MOVIJOVEM, onde existe participação maioritária de capital público, e, bem assim, na extinção da FDTI, entidade integralmente detida por capitais públicos, com a consequente absorção das respectivas atribuições. O IPDJ, I. P., tem por missão apoiar a definição, execução e avaliação da política pública do desporto, promovendo a generalização do desporto, bem como o apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros. A preservação da ética no desporto será ainda um dos escopos essenciais do IPDJ, I. P. De igual modo, o IPDJ, I. P., visa dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro. Pretende -se, ainda, revitalizar o turismo jovem, em particular no que respeita à rede de pousadas da juventude e ao Cartão Jovem, de modo a incrementar a mobilidade, com ganhos de eficiência e economia. A Agência para a Gestão do Programa «Juventude em acção» passa a beneficiar do apoio logístico, administrativo e financeiro deste novo organismo. Do trabalho desenvolvido para apuramento de disfuncionalidades e possibilidades de racionalização e eficiência económicas resultou que todas as instituições analisadas apresentam despesas de pessoal e custos de funcionamento muito acima das verbas disponíveis para a prossecução dos seus próprios objectivos. Em alguns casos a desproporção é superior a dois terços. Esta situação é especialmente flagrante em matéria de encargos financeiros com quadros dirigentes, cuja multiplicação e dispersão tornam inviável um rigoroso escrutínio sobre a justificação da sua existência ou efeito útil para a actividade das instituições.
 Quais as áreas de intervenção do IPDJ, I.P.?
O IPDJ gere programas e inicitivas diversas de interesse para jovens em diferentes áreas, das quais destacamos: associativismo juvenil, informação aos jovens, voluntariado, saúde e sexualidade juvenil, intercâmbios e programas diversos em áreas específicas. - Associativismo - Programas e apoios para a criação de associações juvenis e de estudantes. Programa de Apoio Infraestrutural - Visa promover o investimento em infra-estruturas e equipamentos, que se destinem ao desenvolvimento de actividades e instalações da tua entidade. Programa de Apoio Juvenil - O Programa de Apoio Juvenil (PAJ) visa promover o apoio ao desenvolvimento de actividades da tua entidade. Registo Nacional de Associativismo Jovem - O RNAJ é um instrumento de identificação, em arquivo, de entidades sedeadas em território nacional ou no estrangeiro bem como de grupos informais sedeados em território nacional continental. - Objecção de consciência - A entidade que em Portugal gere os assuntos relativos aos Objectores de Consciência é o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. - Programas e iniciativas - Oferta de programas e iniciativas, nomeadamente em áreas como Voluntariado, Tempos Livres e Férias, Cidadania, Empreendedorismo e outros. Voluntariado - Coordenação: do programas de Voluntariado Jovem em parceria com outras entidades; do sítio www.voluntariadojovem.pt, que gere uma base de dados para jovens voluntários e entidades que cooperam com o IPJ nesta área. Destacamos ainda os seguintes programas: Hemiciclo - Jogo da cidadania, OTL - Ocupação de Tempos Livres, Campos de Férias e de Trabalho e Programa Jovens Criadores, Finicia Jovem, entre outros. - Protocolos - O IPDJ tem protocolos de parceria em áreas diversas, como: sexualidade juvenil, cultura, estudos sobre juventude, informação, entre outras. - Relações Internacionais - Relações com a Comissão Europeia, o Conselho da Europa (DG - Juventude e Desporto) Organização Ibero-Americana de Juventude, Mecanissmos de Acção Externa do Estado Português e Comunidade de Países de Língua Ofial Portuguesa - Informação aos jovens - Coordenação da rede de Centros de Informação e Aconselhamento para jovens, designado como Rede de Lojas Ponto JA, gestão do Portal da Juventude e da Linha da Juventude 707 20 30 30. - Saúde e Sexualidade Juvenil - Programas e iniciativas na área da saúde juvenil. Sexulidade em Linha, Programa Cuida-te.
 Onde está situado o IPDJ, I.P.?
A sede do IPJ, I.P. está situada em Lisboa (rua Rodrigo da Fonseca, 55 | 1250-190 LISBOA) As Direcções Regionais do IPDJ, I.P. são as seguintes: DR Norte (serviços desconcentrados de Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança e Vila Real) DR Centro (serviços desconcentrados de Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda e Viseu) DR Lisboa e Vale do Tejo (serviços desconcentrados de Santarém, Lisboa e Setúbal) DR Alentejo (serviços desconcentrados de Portalegre, Évora e Beja) DR ALgarve (serviços desconcentrados de Faro)
Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS



Eryica

Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C