Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Livro Branco da Juventude

Plano Nacional de Ética no Desporto

Secretário de Estado do Desporto e Juventude

Perguntas Frequentes

Página Inicial  >  Perguntas Frequentes  >  Formação e Certificação
Cursos de Informática
 Quais as vantagens de fazer formação na FDTI?
Uma rede de Centros de Formação próxima das populações, um portefólio de cursos diversificado e actualizado, um quadro de formadores experientes e com competências técnicas e pedagógicas adequadas, uma relação qualidade/preço/duração muito atractiva, um sistema de gestão da qualidade certificado, uma vasta experiência em formação profissional, cujo início remonta a 1991, um atendimento personalizado e simpático são, entre outras, as características dos serviços prestados pela FDTI que têm contribuído, ao longo dos anos, para a satisfação dos cidadãos-clientes que procuram a FDTI.
 Quem certifica a FDTI?
A FDTI é certificada e acreditada por várias entidades, nomeadamente, pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) enquanto entidade formadora, pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação - certificação relativa ao Sistema de Gestão da Qualidade), pela Microsoft, pela Autodesk, pela ECDL Portugal (Carta Europeia de Condução em Informática), etc. Para conheceres as certificações e acreditações da FDTI consulta mais informação em “Quem somos » Acreditação e Certificação”.
 Quais são os cursos que posso frequentar?
Encontras toda a informação actualizada relativa aos cursos em http://formacao.fdti.pt.
 Quais são os horários dos cursos?
Os horários disponíveis variam de acordo com os Centros de Formação, pelo que aconselhamos a consulta directa do Centro de Formação mais perto de ti (consulta mais informação em “Onde estamos”).
 Onde posso frequentar os cursos?
Podes frequentar os cursos da FDTI nos Centros de Formação que cobrem uma vasta área do território português (consulta mais informação em “Onde estamos”).
 Tenho direito a certificado?
No final do curso, mediante avaliação positiva (no caso de o curso contemplar avaliação sumativa) e cumprimento de assiduidade mínima, os formandos recebem o certificado, de acordo com a legislação em vigor, a entregar 22 dias úteis após o término do curso. Os certificados são entregues presencialmente.
 Tenho direito a manual de formação?
Na frequência de alguns cursos, a FDTI oferece um manual, de edição própria (em geral), impresso tipograficamente ou em formato digital (PDF). Para conheceres quais os cursos nos quais a FDTI oferece um manual, entra em contacto com o Centro de Formação mais perto de ti (consulta mais informação em “Onde estamos”).
 A FDTI desenvolve formação à medida?
Sim. A FDTI tem uma equipa de profissionais com competências para conceber formação à medida das necessidades dos indivíduos. A FDTI é acreditada pela DGERT, entre outros, nos domínios “Diagnóstico de necessidades de formação” e “Concepção de intervenções, programas, instrumentos e suportes formativos”. Para saberes mais entra em contacto com o Centro de Formação mais perto de ti (consulta mais informação em “Onde estamos”).
 A FDTI desenvolve formação individual?
Sim, atenta às necessidades particulares de cada indivíduo, a FDTI desenvolveu uma metodologia de formação individual, bastante flexível em relação aos conteúdos da formação bem como aos horários. Para saberes mais entra em contacto com o Centro de Formação mais perto de ti (consulta mais informação em “Onde estamos”).
 Os formadores têm competência técnica e pedagógica para ministrar formação?
Todos os formadores da FDTI possuem o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Formador, o que atesta a sua competência pedagógica. Quanto à competência técnica, a FDTI aposta num rigoroso processo de recrutamento e selecção de formadores. Adicionalmente, no final de todos os cursos, os formandos avaliam a prestação do formador. Com essa informação, a FDTI monitoriza o desempenho do conjunto dos seus formadores procedendo a ajustes, sempre que se revelar necessário.
 Pretendo obter o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Formador. O que devo fazer?
Para obteres o CAP de Formador tens de frequentar, com aproveitamento, o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e solicitar a sua emissão ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (consulta mais informação em http://formacao.fdti.pt, na secção “Formação de Formadores”).
 O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da FDTI é homologado pelo IEFP?
Sim, o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da FDTI é homologado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
 Tendo feito o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, tenho direito ao CAP de Formador?
Tendo obtido aproveitamento no curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, podes solicitar a emissão do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Formador junto do IEFP. A emissão do CAP pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) tem encargos que são suportados pelos próprios candidatos à obtenção do CAP.
 Sou formador/a e pretendo renovar o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Formador. O que devo fazer?
Entre outras condições a verificar é necessário que tenhas frequentado cursos de Formação Contínua de Formadores. Podes frequentar cursos de Formação Contínua de Formadores na FDTI (consulta mais informação em http://formacao.fdti.pt, na secção “Formação de Formadores”).
 Os cursos de Formação Contínua de Formadores da FDTI são reconhecidos pelo IEFP?
Sim, os cursos de Formação Contínua de Formadores são reconhecidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Os certificados destes cursos, em conjunto com outros elementos documentais, poderão ser utilizados pelos formandos para requerer, junto do IEFP, a renovação do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Formador.
 Que outro tipo de certificações são proporcionadas pela FDTI?
A FDTI proporciona o reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) nos seus CNO (Centros de Novas Oportunidades) – podes consultar mais informação em “Educação e Formação » CNO – Centro Novas Oportunidades” – ; proporciona a Certificação ECDL – mais informação em “Educação e Formação » Realizar exames de certificação” –; proporciona a Certificação em software da Autodesk, através da frequência de cursos – mais informação em http://formacao.fdti.pt “Formação Standard » Cursos de Informática » Desenho assistido por computador (CAD)” – ; proporciona a formação em Higiene e Segurança no Trabalho (relativa ao Curso de Trabalhador Designado, validado pela ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) – mais informação em http://formacao.fdti.pt “Formação Standard » Business School » Gestão » Trabalhador Designado” –; etc.
 Quais os descontos de que posso usufruir nos cursos?
Para conheceres quais os descontos praticados pela FDTI entra em contacto com o Centro de Formação mais perto de ti (consulta mais informação em “Onde estamos”).
 Tenho desconto se me inscrever em mais que um curso?
Para conheceres quais os descontos praticados pela FDTI entra em contacto com o Centro de Formação mais perto de ti (consulta mais informação em “Onde estamos”).
 Pretendo inscrever-me num curso da FDTI. Qual é a documentação necessária? O que devo fazer?
Os documentos necessários para realizar a inscrição num curso da FDTI dependem do tipo de curso pretendido (os documentos a apresentar dependem se o curso é co-financiado ou não; Se é um curso que visa a obtenção de uma determinada certificação a qual poderá impor certos requisitos que têm de ser comprovados com determinados documentos; etc.). Para formalizares a tua inscrição tens de te deslocar a um Centro de Formação. Para mais informações entra em contacto com o Centro de Formação mais perto de ti (consulta mais informação em “Onde estamos”).
Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS



Eryica

Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C