Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Eventos

Página Inicial  >  Eventos  >  Voluntariado Jovem
  Corpo Europeu de Solidariedade | Adere! Corpo Europeu de Solidariedade | Adere!
Para jovens dos 18 aos 30 anos!
Voluntariado Jovem Data: 01-01-2017 a 31-07-2018 Agenda: Internacional Local: UE Promotor: Comissão Europeia
Descrição


O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.

Todos os jovens que participam no Corpo Europeu de Solidariedade concordam com a sua Missão e Princípios e comprometem-se a respeitá-los.

Aos 17 anos já te podes inscrever no Corpo Europeu de Solidariedade, mas só podes participar num projeto depois de fazeres 18 anos. A participação nos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade está aberta aos jovens até aos 30 anos de idade.

|Tipologia de projetos|
Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos, por exemplo:
-  prevenção das catástrofes naturais ou a reconstrução na sequência de catástrofes deste tipo
- a assistência em centros de requerentes de asilo ou
- a resposta a outras questões sociais a nível da comunidade.

|Duração|
Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia.
 

|Como funciona o Corpo Europeu de Solidariedade|

Depois de concluir um processo de inscrição simples, os participantes podem ser selecionados para uma vasta gama de projetos geridos por organizações devidamente controladas e autorizadas a gerir projetos do Corpo Europeu de Solidariedade.

O Corpo Europeu de Solidariedade é uma reserva de jovens que manifestam o seu interesse em participar em projetos de cariz solidário e se comprometem a respeitar a missão e os princípios do Corpo Europeu de Solidariedade.
Quando da inscrição, as informações sobre os jovens são guardadas na base de dados do Corpo Europeu de Solidariedade, que é consultada pelas organizações que procuram participantes para os seus projetos. As organizações selecionam os participantes que lhes interessam e convidam-nos a participar nestes projetos.

Por sua vez, a Comissão Europeia convida as organizações a candidatarem-se a financiamento ou outro tipo de apoio para projetos que se enquadrem na missão e princípios do Corpo Europeu de Solidariedade. Após a aprovação dos respetivos projetos, estas organizações terão acesso à reserva de participantes para selecionar os jovens mais adequados ao projeto em questão. Em seguida, contactarão estes jovens e farão uma escolha definitiva.

Todas as organizações serão submetidas a um controlo prévio para serem autorizadas a realizar projetos em nome do Corpo Europeu de Solidariedade e poderem procurar e recrutar participantes para os seus projetos.

Antes de começar um atividade, os participantes poderão receber formação do Corpo Europeu de Solidariedade, em função do tipo do projeto, bem como dos seus conhecimentos, experiência e formação.

 Sabe tudo em: https://europa.eu/youth/SOLiDARITY_pt




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C