Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Livro Branco da Juventude

Plano Nacional de Ética no Desporto

Secretário de Estado do Desporto e Juventude

Eventos

Página Inicial  >  Eventos  >  Cidadania
  Parlamento dos Jovens e Concurso Euroscola | "Os Jovens e o Emprego: que Futuro?" Parlamento dos Jovens e Concurso Euroscola | "Os Jovens e o Emprego: que Futuro?"
Cidadania Data: 06-02-2013 a 13-03-2013 Agenda: Nacional Local: Todo o país Promotor: IPDJ Contactos: Linha da Juventdue 707 20 30 30
Descrição

| Parlamento dos Jovens |

A edição de 2012/2013, do Parlamento dos Jovens, que começou em Setembro, está agora na fase das Sessões Distritais.

Nas Sessões distritais reúnem-se os “deputados” que representam as escolas de cada distrito, para aprovar as Recomendações que irão ser apresentadas na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os “deputados” que os irão representar nesta Sessão.

A partir de 19 de fevereiro, nos locais assinalados no calendário poderás assistir às sessões e apoiar a tua escola (contacta previamente os serviços regionais do IPDJ, I.P. para marcação).


| Concurso Euroscola |


Este Concurso visa selecionar as Escolas que irão participar nas Sessões EUROSCOLA, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

As Sessões EUROSCOLA realizam-se no hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo. Em cada Sessão participam cerca de 500 jovens, representando Escolas dos vários Estados membros da União Europeia. As sessões têm como objetivos:

  • familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias;
  • consciencializar os jovens sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa; 
  • oferecer aos jovens uma tribuna onde possam exprimir as suas opiniões pessoais e valorizar o seu envolvimento no projeto europeu.

Em cada Sessão os jovens participam em grupos de trabalho multilingues, seguidos duma reunião plenária, fazendo uso dos seus conhecimentos linguísticos para comunicar com os seus homólogos, incentivando-se a compreensão mútua dos diversos pontos de vista e expetativas. Antes de cada Sessão, o respetivo programa e os temas em debate são comunicados às Escolas participantes para permitir a necessária preparação.

Cada escola candidata-se, ao Concurso Euroscola, apresentando um trabalho escrito de abordagem da dimensão europeia de um tema. Este ano o tema é o mesmo do Parlamento dos Jovens – Secundário. 

A escola realizará também uma apresentação oral do trabalho. Estas apresentações são realizadas primeiro a um júri distrital e posteriormente a um júri nacional e têm lugar em simultâneo, com sessões distritais do Parlamento dos Jovens  e à Sessão Nacional.

 

 




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS



Eryica

Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C