Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Eventos

Página Inicial  >  Eventos  >  Cidadania
  Centro Romi no Seixal Centro Romi no Seixal
Centro Romi no Seixal, o primeiro espaço comunitário promovido por mulheres ciganas.
Cidadania Data: 22-01-2018 a 31-12-2018 Agenda: Regional Região: Lisboa e Vale do Tejo Distrito: Setúbal Município: Seixal Local: Av. Carlos de Oliveira, 50C - Arrentela Promotor: Centro Romi Contactos: Tel.: 917 818 727 | Email: geral@redejovensigualdade.org.pt Url:  Centro Romi
Descrição

No dia 22 de janeiro de 2018 foi inaugurado o Centro Romi do Seixal, o primeiro espaço comunitário imaginado, planeado e promovido por mulheres ciganas, que conta com o apoio da REDE de Jovens para a Igualdade e da AMUCIP.

O Centro Romi é um projeto associativo que promove um espaço coletivo na Arrentela, no Seixal, idealizado por um grupo de 8 jovens mulheres ciganas que pretendem contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade, nomeadamente a inclusão das mulheres e crianças.

Trata-se de uma ideia criada no âmbito do projeto “Dare to Dream!” financiado pelo Programa Erasmus+ Juventude em Ação, promovido pela REDE de Jovens para a Igualdade, em parceria com a AMUCIP, LEF (Itália) e Artemisszió (Hungria), que conta com o apoio da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade. A ideia do Centro Romi partiu da experiência das jovens empreendedoras sociais que, enquanto mulheres ciganas, não têm um espaço onde podem juntar-se com as pares, expressar livremente as suas ideias, receber formação especializada em contexto adaptado às suas necessidades ou, simplesmente, passar uma tarde em boa companhia. 

O Centro Romi oferece serviços às suas associadas, proporciona um espaço de convívio, aprendizagem e lazer especificamente adaptado para as necessidades das mulheres da comunidade cigana. Será um espaço associativo, colaborativo, que promove a valorização da cultura cigana, tanto junto da própria comunidade, como junto da comunidade maioritária.

O Centro Romi pretende assegurar emprego às jovens empreendedoras sociais, bem como contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade. Estará aberto para as associadas e promoverá diversos eventos, tertúlias e proporcionará espaço para atividades associativas, culturais, bem como iniciativas de sensibilização e de formação.

VEM VIVER A CULTURA CIGANA!




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude800 203 050
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C