Centro de Informação para Jovens Lusodescendentes

Plano Nacional de Ética no Desporto

 

Eventos

Página Inicial  >  Eventos  >  Cidadania
  Campanha #EUandME | Campanha #EUandME |
Cidadania Data: 15-06-2018 a 31-01-2020 Agenda: Internacional Local: UE Promotor: UE
Descrição

A  campanha #EUandME https://europa.eu/euandme/pt/ é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a sensibilizar os jovens para os contributos tangíveis da União Europeia para as suas vidas, tais como:

  •  o direito a viver ou trabalhar noutro Estado Membro
  •  ou a garantir a ligação à Internet em casa.


Todos nós temos coisas pelas quais somos apaixonados: da formação a viajar, navegar na internet a salvar o mundo. Viver na União Europeia oferece infinitas oportunidades para fazeres o que gostas, onde quer que isso te possa levar. A legislação e as iniciativas da UE podem ajudar-te a desbloquear o teu potencial e inflamar a tua inspiração, oferecendo-te as ferramentas para prosseguires a tua paixão.

Queres expandir os teus horizontes? Bem, tudo se resume à UE e a mim.


#EUandMe é a primeira iniciativa de sensibilização e informação destinada a este grupo-alvo e sobre estes temas, fornecendo factos concretos sobre aquilo que a UE oferece aos jovens.

A #EUandME foi  lançada em todos os Estados Membros da UE em maio de 2018. Há muitos motivos pelos quais a participação e o envolvimento podem beneficiar a sua organização e os seus membros ou público:

1) Levar os jovens a interagir mais com a sua organização
Ao facultar informação sobre as oportunidades oferecidas pela UE aos jovens, estará a incentivar os seus membros e associados a interagir com a sua organização. Isto pode representar uma oportunidade de dialogar com o seu público, de o conhecer melhor e de discutir os restantes programas que disponibiliza.

2) Promover os valores da sua organização
Ao incentivar os seus membros a envolver-se na #EUandME, estará a transmitir uma mensagem clara sobre os valores da sua própria organização. Estará a demonstrar que apoia as concretizações europeias, tais como a defesa dos direitos do homem, a proteção do ambiente e o emprego justo.

3) Contribuir para o desenvolvimento e para a ambição dos seus membros
A #EUandME foca-se na promoção das oportunidades oferecidas pela UE aos jovens. Várias destas oportunidades, tais como a possibilidade de estudar no estrangeiro através do Erasmus+ ou de fazer voluntariado no Corpo Europeu de Solidariedade, irão desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento social e profissional dos seus membros – e pode fazer parte desta história ao apoiar a iniciativa.

4) Iniciar um diálogo
Os filmes e as informações disponibilizados no âmbito da #EUandME constituem o início de um diálogo sobre o papel e o valor tangível da UE. Ao participar na iniciativa, pode dar vida a este diálogo e dar início a uma conversa estruturada e válida sobre o futuro da UE e os valores da sua própria organização.
Organizações específicas:
Toda a informação de que necessita pode ser encontrada no site #EUandME | https://europa.eu/euandme/pt/.

|TARGETS|

Saiba /Sabe mais sobre as oportunidades disponíveis e promove/a-as na sua rede das seguintes formas:

• Secções/unidades juvenis de partidos políticos
As eleições para o Parlamento Europeu de 2019 estão apenas a um ano de distância, motivo pelo qual é importante envolver os seus membros. A #EUandME oferece uma visão geral sobre os valores essenciais e das concretizações da UE. Enquanto partido político, pode utilizar as iniciativas e as políticas da UE referidas na #EUandME para discutir os valores e as políticas do seu próprio partido e explicar qual o papel desempenhado pelo seu partido para moldar o futuro da Europa. Dê um rosto às concretizações europeias e apoie-as através de exemplos concretos sobre o contributo do seu partido político para o projeto europeu.
• Centros de Informação e de Documentação Europeia nos Estados-Membros - Rede Europe Direct
Divulgue informação sobre as concretizações da União Europeia em diversos domínios (sustentabilidade, digital, mobilidade, direitos, competências e negócios) – dê um rosto às concretizações europeias e apoie-as através de exemplos concretos
• Redes universitárias/estudantis
A UE oferece inúmeras oportunidades para estudar, formar-se ou trabalhar como voluntário no estrangeiro. Converse com estudantes sobre os programas Erasmus+, EURES ou o Corpo Europeu de Solidariedade. Publicite as oportunidades de investigação e de financiamento disponíveis através dos programas da UE, tais como as ações Marie Skłodowska-Curie.
• Associações/organizações
A #EUandME representa a oportunidade perfeita para apresentar e debater as concretizações da União Europeia e as oportunidades disponibilizadas, consequentemente, para melhorar a vida dos jovens cidadãos. Estas incluem:

    • Mobilidade: O direito a viajar, viver e trabalhar em qualquer um dos 28 Estados-Membros da UE, obter ajuda para encontrar emprego no estrangeiro e a ter acesso a cuidados de saúde públicos em caso de urgência.
    • Digital: O direito a uma ligação garantida à Internet, por um preço acessível, onde quer que viva na UE. A UE aboliu igualmente as tarifas de roaming, permitindo-lhe utilizar o seu telemóvel em qualquer Estado-Membro livremente tal como se estivesse no seu país, sem custos adicionais. Além disso, a UE possui uma legislação rigorosa relativa à proteção de dados, que garante a sua segurança e proteção enquanto navega online.
    • Competências e negócios: O direito a aceder a financiamento e aconselhamento enquanto empreendedor em vias de lançar ou de expandir um negócio. A UE oferece também ajuda para encontrar emprego, na formação para o alargamento de competências e o direito a trabalhar num ambiente agradável, justo e respeitoso.
    • Sustentabilidade: A capacidade de viver numa sociedade que dá valor e protege a natureza e o ambiente. A UE está igualmente a trabalhar para preservar os recursos para as gerações futuras através de políticas relativas às alterações climáticas e à economia circular.
    • Direitos: O direito a um tratamento justo enquanto consumidor, passageiro, cidadão eleitor e, mais importante, enquanto ser humano.
      Pode encontrar mais informação de contextualização sobre estes tópicos no site #EUandME.

      Com as eleições para o Parlamento Europeu de 2019 num futuro próximo, agora é o momento certo para envolver os jovens num diálogo sobre a Europa. A tua/sua organização pode beneficiar de um maior envolvimento, de uma melhor visibilidade e de uma comunicação mais forte ao participar na #EUandME.

Contamos consigo/contigo?

Pensas que compreendeste tudo o que a UE tem para oferecer? Pensa outra vez!


A boa notícia é que guardámos o melhor para durar. Durante as próximas semanas, vamos lançar concursos, realizar eventos em toda a Europa e partilhar as histórias de jovens que sentiram o impacto da UE na sua vida.

SABE TUDO EM #EUandME | https://europa.eu/euandme/pt/
 




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude800 203 050
Linha
da Juventude
Ponto Já

Subscreve as nossas novidades - RSS





Eurodesk

   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C