INOVA - Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI, Concurso de Ideias
Concurso de ideias dirigido aos jovens, dos 6 aos 25 anos, a frequentar o ensino básico ou o ensino secundário, em escolas públicas ou privadas, ou em centros de formação profissional do território nacional.
O INOVA - Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI, Concurso de Ideias, pretende:
-
Desenvolver um ambiente propício à inovação e à criatividade;
-
Fomentar, nos jovens, a capacidade analítica e o espírito crítico em contexto de deteção de oportunidades de negócio;
-
Incentivar os jovens para a assunção do risco;
-
Proporcionar a experiência de participação numa competição;
-
Premiar e divulgar as ideias mais inovadoras.
O INOVA! é um concurso de ideias, que visa estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora entre os jovens.
Podem concorrer alunos/formandos, dos 6 aos 25 anos, a frequentar o ensino básico ou o ensino secundário, organizados em equipas acompanhadas por um professor/formador responsável pelo projeto.
Não existe número limite de elementos por equipa, mas, para efeito de apresentação e defesa dos projetos, devem ser identificados, no máximo, três alunos/formandos e o professor/formador responsável pelo projeto.
Candidaturas
As candidaturas são efetuadas através do preenchimento do formulário de candidatura ao Concurso de Ideias INOVA! 2014/2015, em formato eletrónico, aqui.
O prazo para submissão de candidaturas decorre de 10 de janeiro a 20 de março de 2015.
Anexos
Em anexo ao formulário de candidatura, podem ser enviados documentos complementares, no máximo de dois (ex.: apresentação PowerPoint, vídeos.). Pode ainda ser indicada uma hiperligação/link. A apresentação não deve exceder os 20 slides e os vídeos não devem ultrapassar os 3 minutos (máximo 50 Mb).
Não existe um número máximo nem mínimo de candidaturas a apresentar por cada estabelecimento de ensino ou de formação, contudo, para efeitos de elegibilidade:
- É obrigatória a identificação do prémio ao qual é apresentada a candidatura;
- Cada candidatura identifica um único prémio, ao qual se candidata. Esta identificação é obrigatória.
- Cada equipa só pode apresentar uma candidatura a concurso;
- Cada equipa é constituída, obrigatoriamente, por mais do que um aluno/formando e tem de identificar os jovens (até um máximo de três) que farão a defesa presencial dos projetos.
O não cumprimento destas condições implica a exclusão da candidatura.
Inovação e Criatividade (novas metodologias/processos/procedimentos e produtos; elemento diferenciador face ao mercado, originalidade das ideias; capacidade imaginativa);
Viabilidade (potencial de execução/concretização da ideia);
Envolvimento da comunidade (mobilização e envolvimento da comunidade - escolar/autarquia/ outras entidades locais/ regionais/nacionais);
Planeamento e organização (fases da projeto, funções de cada elemento da equipa, dinâmicas de trabalho cooperativo, mobilização de recursos humanos e materiais);
Potencial do impacto social (grau de relevância na construção e desenvolvimento de soluções inovadoras para as necessidades identificadas; identificação das consequências decorrentes da potencial implementação do projeto, efeitos esperados face ao público-alvo);
Potencial do impacto económico (validade do modelo de negócio; resultado potencial da implementação do negócio em termos de valor local - escola, rua/bairro, cidade/região -, de vendas a realizar e de emprego a criar; efeitos positivos no contexto do negócio);
Comunicação (originalidade, capacidade de síntese, expressão e argumentação na apresentação presencial).
- Submissão de candidaturas: de 10 de janeiro a 20 de março de 2015.
- Finais regionais: entre 21 e 24 de abril de 2015: as candidaturas são sujeitas a uma avaliação e seleção regional, de acordo com os critérios e prémios definidos para a edição 2014/2015. Para a seleção regional, o júri considera a informação constante no formulário de candidatura ao Concurso de Ideias INOVA! e a defesa presencial do projeto.
- Final Nacional: 5 de junho de 2015: as equipas promotoras das candidaturas selecionadas aquando das finais regionais, disputam a Final Nacional. As candidaturas são avaliadas de acordo com os critérios e prémios definidos para a edição 2014/2015 pelo júri nacional, considerando a informação constante no formulário de candidatura ao Concurso de Ideias INOVA!, respetivos anexos e defesa presencial.
Prémios INOVA! 2014/15
INOVA Atitude: um prémio no valor de 1000,00 euros. Exclusivo para 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Valoriza-se a melhor solução para um problema da escola, identificado pelos alunos, e que revele uma atitude empreendedora:
INOVA Criatividade: dois prémios no valor de 1000,00 euros cada. Destinado a equipas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, e 3º ciclo do ensino básico e secundário. Valoriza-se o projeto mais criativo ao nível de novas ideias, novas soluções ou novas maneiras de combinar recursos.
INOVA Social: dois prémios no valor de 1000,00 euros cada. Destinado a equipas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, e 3º ciclo do ensino básico e secundário. Valoriza-se a elaboração de uma resposta inovadora a uma necessidade identificada, com valor e impacto social, e potencialmente sustentável.
INOVA Negócio: um prémio no valor de 1000,00 euros. Exclusivo para equipas do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Valoriza-se o melhor projeto de inovação, que se traduza num negócio economicamente viável.
Distinção INOVA 2014, para o melhor projeto nacional. Será eleito a partir dos projetos premiados nas várias categorias pelas equipas finalistas presentes na Final Nacional do concurso.
INOVA Escola: um prémio no valor de 1000,00 euros. Cada escola ou centro de formação pode candidatar-se ao prémio INOVA Escola, demonstrando evidências do desenvolvimento de uma cultura empreendedora.
O INOVA! é uma iniciativa conjunta de:
- ANQEP - Agência para a Qualificação e o Ensino Profissional I.P.;
- DGE - Direção-Geral da Educação;
- DGEsTE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares;
- IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.;
- IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.;
- SCML - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, BIS - Banco de Inovação Social.
- Para mais informações sobre a edição 2014/15 do INOVA!, deve ser consultado
Regulamento deste concurso.
- E-mail para esclarecimento de dúvidas: INOVA2015
- Contatos IPDJ
José Pedro Castro
Sílvia Costa
210 470 000
Final Nacional l Junho 2013
Final Nacional | Junho 2012