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  Campanha "Tu na Europa" Campanha "Tu na Europa"

A campanha "Tu na Europa" é promovida pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ,) com o apoio do Programa Juventude em Ação, em parceria com o Instituto Português de Juventude, I.P. (IPDJ. I.P.) e outros organismos, pretende contrariar a alta abstenção dos jovens nas eleições Europeias.

Em 2004, apenas cerca de 36% dos jovens votaram na eleiçõe para o Parlamento Europeu e em 2009 esta taxa caiu para cerca de 29%.

Neste contexto, a cidadania europeia dos jovens portugueses vai estar em foco nos seminários regionais -

Porquê votar nas eleições Europeias?

O que é preciso para votar?

Como posso exercer a minha cidadania Europeia?

Quem é que me representa no Parlamento Europeu?

Estas e outras questões vão ser trabalhadas. No dia 20 de Março, em Lisboa, vai ter lugar o lançamento oficial da Campanha (brevemente mais informações disponíveis).

Está atento às agendsa regionais do Portal da Juventude.

 

O Conselho Nacional de Juventude (CNJ)  plataforma representativa de organizações de juventude de âmbito nacional  tem por principal missão defender e promover os interesses e as necessidades dos/as jovens e das suas organizações, assim como capacitar a juventude portuguesa de forma, a que, esta tenha um papel activo e interventivo na sociedade.

Ora, é hoje relativamente consensual que existe uma crise de representação política nas sociedades democráticas ocidentais, bem patente nas elevadas taxas de abstenção, na falta de participação e no distanciamento e desconfiança dos/as cidadãos/ãs relativamente às tradicionais instâncias de governo.

Exemplo disso mesmo, são os fracos índices de participação dos/as jovens portugueses/as nas últimas eleições para o Parlamento Europeu ou ainda resultados de recentes pesquisas publicadas pelo Euro barómetro, prevendo níveis de participação entre jovens ainda menores do que os verificados em 2004. Realidades para as quais algum desconhecimento relativo às instâncias europeias, ao seu modo de funcionamento assim como às suas potencialidades poderão ser factores explicativos.

È por estes motivos que o CNJ, enquanto representante do movimento juvenil em Portugal, decidiu conceber e realizar, juntamente com os seus parceiros, uma campanha nacional de incentivo ao voto para as próximas eleições do Parlamento Europeu.

Este projecto tem como finalidade incentivar os/as jovens à participação activa enquanto cidadãos/ãs europeus na construção de uma sociedade mais equitativa para todos/as. Tomam-se como principais objectivos: estimular o envolvimento dos/as jovens nas grandes temáticas europeias e encorajá-los/as para expressarem a sua opinião, exercendo o seu direito ao voto nas próximas eleições para o Parlamento Europeu.

A campanha será estruturada por três fases essenciais que decorrerão entre o mês de Fevereiro a Junho do ano corrente.

A primeira fase está direccionada para a criação e disseminação de material informativo desenvolvido por e para jovens.

A segunda fase incluirá cinco seminários regionais que permitirão levar o debate e a campanha directamente aos/às jovens nas várias regiões do País. Com estes seminários pretende-se envolver os/as jovens líderes nas temáticas em debate e capacitá-los/as, por forma a poderem ser os/as multiplicadores/as da própria campanha. Capacitar-se-ão os/as 175 jovens de todo o território nacional, através de uma formação, como multiplicadores/as locais da campanha, levando mais eficazmente esta campanha até junto da enorme diversidade de grupos de jovens existente em Portugal.
 
Assim pretendemos envolver directamente cerca de 6000 jovens através de acções locais, desenvolvidas pelos/ as multiplicadores/as formados/as anteriormente. Esta fase do projecto irá culminar com a realização de uma conferência nacional, onde desenvolver-se-á um debate alargado relativamente ao papel dos/as jovens na construção da Europa. Neste espaço de diálogo estruturado prevê-se ter a presença de vários Eurodeputados/as e outros convidados/as.

Durante a última fase do projecto, realizar-se-á um processo amplo de avaliação, onde os resultados da campanha irão ser analisados com os/as diferentes parceiros/as envolvidos/as, e será elaborada uma publicação com recomendações obtidas a partir desta experiência que contribua para o futuro desenvolvimento de projectos similares com o intuito de aumentar a participação dos/as jovens nos processos democráticos.

A campanha está a ser planeada de forma a envolver a participação de todos/as os/as jovens, assim como grupos com menos oportunidades, quer sejam socioeconómicas, pertencentes a minorias, portadores/as de deficiências, habitando em meios rurais, entre outras formas de exclusão social.

Sabe tudo em: "Tu na Europa"


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