Documentos-chave
Os principais textos no âmbito do Ano Internacional da Juventude. Organizados pela origem.
Resolução do Conselho de Ministro n.º 65/2010Resolução do Conselho de Ministros, de 12 de Agosto de 2010, que institui o Ano Internacional da Juventude em Portugal e cria a Comissão Nacional de Acompanhamento.
A/RES/64/134 - Proclamação de 2010 como o Ano Internacional da Juventude [en]
Resolução adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 18 de Dezembro de 2009, proclamando o Ano Internacional da Juventude, no período compreendido entre 12 de Agosto de 2010 e 11 de Agosto de 2011.
Programa Mundial de Acção para a Juventude [en]
Este documento apresenta um quadro de políticas e orientações práticas para a acção nacional e apoio internacional para melhorar a situação dos jovens. Contém propostas de acção para o ano 2000 e seguintes, visando alcançar os objectivos do Ano Internacional da Juventude e criar condições e mecanismos para melhorar o bem-estar e sobrevivência entre os jovens. (nova edição: 2010)
Guia para a implementação do Programa Mundial de Acção para a Juventude [en]
Recomendações e ideias, das Nações Unidas, para concretizar a acção das políticas e programas que abordam a realidade quotidiana e os desafios da juventude. (2006)
Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio [en]
Na Cimeira do Milénio, que teve lugar em Nova Iorque, entre 6 e 8 de Setembro de 2000, os dirigentes mundiais comprometeram-se a atingir um conjunto de objectivos específicos: Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
Carta da Bahia
A Carta da Bahia analisa a situação da juventude na região das Américas e apresenta propostas que visam alterar os paradigmas e ampliar
os enfoques na juventude na consecução dos Objectivos do Milénio. (2010)
Declaração de Guanajuanto [en]
A Declaração de Guanajuato, aprovada no âmbito da Conferência Mundial de Juventude, que decorreu de 25 a 27 de Agosto de 2010, em Guanajuato, México, espelha as prioridades enunciadas ao nível da participação dos jovens, sociedade civil e representantes de Governos bem como desenvolvimento de parcerias internacionais.