Cidadania

  Documentos-chave Documentos-chave
Os principais textos no âmbito do Ano Internacional da Juventude. Organizados pela origem.

 Resolução do Conselho de Ministro n.º 65/2010

Resolução do Conselho de Ministros, de 12 de Agosto de 2010, que institui o Ano Internacional da Juventude em Portugal e cria a Comissão Nacional de Acompanhamento.

 A/RES/64/134 - Proclamação de 2010 como o Ano Internacional da Juventude [en]

Resolução adoptada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 18 de Dezembro de 2009, proclamando o Ano Internacional da Juventude, no período compreendido entre 12 de Agosto de 2010 e 11 de Agosto de 2011.

 

 Programa Mundial de Acção para a Juventude [en]

Este documento apresenta um quadro de políticas e orientações práticas para a acção nacional e apoio internacional para melhorar a situação dos jovens. Contém propostas de acção para o ano 2000 e seguintes, visando alcançar os objectivos do Ano Internacional da Juventude e criar condições e mecanismos para melhorar o bem-estar e sobrevivência entre os jovens. (nova edição: 2010)

 

 Guia para a implementação do Programa Mundial de Acção para a Juventude [en]

Recomendações e ideias, das Nações Unidas, para concretizar a acção das políticas e programas que abordam a realidade quotidiana e os desafios da juventude. (2006)

 

 Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio [en]

Na Cimeira do Milénio, que teve lugar em Nova Iorque, entre 6 e 8 de Setembro de 2000, os dirigentes mundiais comprometeram-se a atingir um conjunto de objectivos específicos: Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

 

 Carta da Bahia

A Carta da Bahia analisa a situação da juventude na região das Américas e apresenta propostas que visam alterar os paradigmas e ampliar
os enfoques na juventude na consecução dos Objectivos do Milénio. (2010)

 


 Declaração de Guanajuanto [en]

A Declaração de Guanajuato, aprovada no âmbito da Conferência Mundial de Juventude, que decorreu de 25 a 27 de Agosto de 2010, em Guanajuato, México, espelha as prioridades enunciadas ao nível da participação dos jovens, sociedade civil e representantes de Governos bem como desenvolvimento de parcerias internacionais.


Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude707 20 30 30
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C