Centro de Conhecimento da Juventude

Página Inicial  >  Centro de Conhecimento da Juventude  >  Centro Europeu de Conhecimento para as Políticas de Juventude
  Centro Europeu de Conhecimento para as Políticas de Juventude Centro Europeu de Conhecimento para as Políticas de Juventude
O que é o Centro, objectivos e estratégias.
Descrição

 



O Centro Europeu do Conhecimento para as Políticas de Juventude (EKCYP)é uma parceria na área da pesquisa sobre juventude entre o Conselho da Europa e a Comissão Europeia.

É um sistema de gestão do conhecimento que proporciona aos decisores das políticas de juventude, através de um único ponto de entrada na Internet, acesso a informações baseadas em pesquisas sobre a realidade da juventude em toda a Europa.

Está disponível em http://youth-partnership-eu.coe.int/youth-partnership/ekcyp/index

O Centro foi criado com o fim de reforçar as transferências de conhecimento entre os campos da política de investigação e prática, através da recolha e divulgação, para tantos usuários quanto possível, de informações sobre políticas de juventude e de investigação na Europa e fora da Europa.

Foi feito um esforço para incluir informação atualizada sobre políticas nacionais de juventude em cada um dos Estados membros da Europa, bem como informação sobre uma série de temas que abrangem vários países.

Além disso, o Centro fornece informações sobre temas diversos relacionados com os jovens e projetos de pesquisa, bem como atualização constante sobre conferências, eventos e atividades futuras.


O EKCYP foi desenvolvido no âmbito da parceria UE-JuventudeCoE. Ambas as instituições enfatizam a importância de uma abordagem baseada no conhecimento sobre a juventude para posterior decisão política, como expresso em seus documentos relevantes de políticas e estratégias.

Para a Comissão Europeia, um melhor conhecimento no domínio da juventude tem sido um objectivo importante desde a adopção em 2001 do Livro Branco "Um novo impulso à juventude europeia". Isto foi confirmado pelo Conselho da União Europeia na sua resolução sobre os Objectivos Comissão Europeia comum sobre uma melhor compreensão da juventude.

Para o Conselho da Europa, a formulação de políticas baseadas em evidências tem desempenhado um papel crucial desde a adoção da Recomendação 92 (7) sobre "Comunicação e cooperação em matéria de investigação de jovens na Europa" e foi ainda impulsionado pela criação de um mecanismo, para a realização de revisões da política de juventude e missões de consultoria política em 1997.


Recentemente, tanto a Comissão Europeia quanto o Conselho da Europa, renovaram as suas estratégias no domínio da juventude: para a Comissão Europeia: "Uma estratégia comunitária para a Juventude - Investir e Mobilizar", seguido pela Resolução do Conselho "relativa a um quadro renovado de cooperação europeia no domínio da juventude (2010-2018) ". Para o Conselho da Europa: "Agenda 2020".

Ambos confirmaram a necessidade de investemento na pesquisa a fim de promover o desenvolvimento de políticas baseadas em realidades na Europa. As duas  instituições destacam a relevância do EKCYP neste contexto. Os Estudos sobre a juventude são considerados essenciais para atingir os objectivos gerais de uma estratégia política de juventude.

Como resultado das duas novas estratégias europeias no domínio da juventude, uma renovada estratégia de futuro para a Parceria UE-Juventude CoE foi desenvolvida para o período 2010 - 2013.

Uma das três prioridades é "promover a definição de políticas" através do desenvolvimento do EKCYP e das suas ferramentas.

A nova estratégia também prevê o desenvolvimento do EKCYP, através da criação de redes nacionais, que consistem em

  •  correspondentes EKCYP e todos os membros da "juventude triângulo do conhecimento" (representantes do governo, pesquisadores jovens e jovens).

Existem duas maneiras de aceder estas informações:
A informação pode ser pesquisada por área | por país

1 -  Selecionar um país: Andorra; Arménia; Azerbaijão Áustria; Bielorussia; Bélgica - comunidade flameng, Bélgica - comunidade francesa; Bósnia e Herzegovina; Bulgária;  Croácia;  Chipre;  República Checa;  Dinamarca;  Estónia;  Finlândia;  França;  Geórgia;  Grécia;  Hungria;  Islândia;  Irlanda;  Itália;  Kosovo; Letónia;  Liechtenstein;  Lituânia;  Luxemburgo;  Malta;  Moldávia;  Países Baixos;  Noruega;  Polónia;  Portugal;  Roménia;  Rússia;  San Marino;  Sérvia;  Eslováquia;  Eslovénia;  Suécia;  Suíça;  antiga República Jugoslava da Macedónia;  Turquia;  Ucrânia e Reino Unido;

ou, em alternativa,

2 - Informação sobre os jovens | política por tema

Acede aqui a Informação sobre PORTUGAL


Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude800 203 050
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C