Associativismo

Página Inicial  >  Associativismo  >  + Associativismo Jovem
  #3 | junho 2012 #3 | junho 2012
Fica a saber como foram as Comemorações do Dia do Associativismo Jovem 2012.

Este ano, as comemorações do Dia do Associativismo Jovem (celebrado a 30 de abril) estiveram associadas ao Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações (29 de abril) e às comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações.

Para o efeito, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P), promoveu o Encontro "Somos um Todo – O Associativismo Jovem na Solidariedade e Diálogo das Gerações", que se realizou no dia 30 de abril, no auditório da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ.

Este evento contou com a presença do Dr. Alexandre Mestre, Secretário de Estado do Desporto e Juventude e do Dr. Ricardo Araújo, Vogal do IPDJ, I.P. e abrangeu um público muito diversificado, maioritariamente constituído por jovens, dirigentes associativos, agentes educativos, bem como com seniores envolvidos em actividades associativas promovidas por associações pertencentes ao RNAJ.

O IPDJ pretendeu dar voz ao movimento associativo juvenil, em particular no papel de desempenha na promoção e consolidação da solidariedade intergeracional e nesse sentido contou com a participação de vários intervenientes.

O jovem dirigente associativo, João Brites (co-fundador da associação juvenil Projecto Transformers), apresentou um interativo testemunho sobre seu percurso de vida, onde foi realçado o seu envolvimento associativo.

Considerando o trabalho de inclusão social e de diálogo com a comunidade desenvolvido pela Associação Mais Cidadania, a presidente da associação, Luísa Magnano, apresentou o projecto “Viagem no Retrato”, o qual deu origem à exposição fotográfica (composta por retratos de jovens e idosos, tirados pelos próprios uns aos outros, que representam testemunhos da qualidade do relacionamento entre duas gerações) que esteve patente no átrio das instalações da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, I.P. durante este encontro.

Realizou-se ainda um animado debate, sob o tema “ Somos um Todo – O Associativismo Jovem na Solidariedade e Diálogo das Gerações”, que contou com a moderação de Fernanda Freitas, jornalista e embaixadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade ente Gerações. Este debate teve como convidados:

  • Alice Vieira (escritora e jornalista);
  • Maria Joaquina Madeira, (Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre as Gerações);
  • Ivo da Costa Santos, presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ);
  • Júlio Oliveira, presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ);
  • Bruno Cardoso, presidente da Ajude – Associação Juvenil para o Desenvolvimento.

Anteriormente a este evento e tendo em conta o envolvimento associativo na temática abordada, o IPDJ lançou um convite às associações com projetos intergeracionais para participarem numa breve caraterização das suas atividades e envio de testemunhos nesta área. Como resultado destes contributos, no Encontro "Somos um Todo – O Associativismo Jovem na Solidariedade e Diálogo das Gerações",foi apresentada a intervenção “Pensamentos e projetos de hoje, ecos de amanhã - as associações em destaque”.

Esta intervenção repartiu-se, então, pela passagem de um filme realizado a partir dos registos fotográficos das associações juvenis participantes, bem como pela mostra de frases representativas do envolvimento e interesse do associativismo jovem na promoção de projetos intergeracionais. Contou-se com a participação dos alunos do Projecto Ampliarte (da Companhia de Actores – Grupo de Teatro e Associação Cultural), que, durante esta sessão, declamaram 30 frases selecionadas para o efeito (num registo simbólico ao número 30, alusivo à data da comemoração do Dia do Associativismo Jovem).

 

Vê aqui o filme reportagem do evento no Youtube ou no Sapo Vídeos:

 

 

 

 

 

 


Clica aqui para acederes a fotografias desta iniciativa (tens que ser fã do Portal da Juventude no Facebook. Se não és, aproveita! Regista-te e adiciona como amigo/a a página do Portal da Juventude.).

Cerca de 80 associações de jovens inscritas no RNAJ colaboraram no levantamento promovido pelo IPDJ, I.P. para reconhecimento dos projetos intergeracionais desenvolvidos pelas associações participantes. Foram identificadas 225 atividades, distribuídas por distrito de acordo com o gráfico abaixo.

Para exemplificar qual o trabalho das associações de jovens nesta área, consulta na área Documentos a mostra de actividades intergeracionais desenvolvidas por associações de jovens.




Partilha esta informação E-mail | Facebook | Twitter
pesquisa
eventos
fala connosco
Linha da Juventude800 203 050
Linha
da Juventude
Ponto Já
   
Sítio acessível
segundo as normas do W3C